terça-feira, 10 de julho de 2012

Personal Trainer em domicílio: criatividade é a melhor amiga desse profissional

Pouco espaço, materiais simples e alunos que detestam academias. Saiba como ser Personal Trainer em domicílio e os pontos que mais necessitam de atenção. 

Muitos preferem um bom exercício em casa ao invés de ir até a academia. Evitar estresse no trânsito, não se preocupar com o modelito e fugir dos aparelhos de musculação são alguns motivos que fazem os alunos optarem por umPersonal Trainer em domicílio. Para o profissional de Educação Física Ivan de Marco, que atua há mais de 15 anos com Personal Trainer e Life Coach, muitos alunos não compram a ideia de ir à academia em função do local ser dividido por “tribos”. “As academias passam uma proposta de tribo que nem sempre é aceita pelas pessoas. Muitos alunos preferem realizar exercícios em casa, pois sentem que na academia precisam ouvir as músicas, gostar das roupas e falar as gírias dos adeptos de academia. Além do mais, a academia propõe um código de corpo, magro e sarado, que também ajuda nessa rejeição”, explica oPersonal Trainer, afirmando que ”é como se os alunos sentissem que precisam se adaptar para fazer parte da tribo”, afirma o Personal Trainer.

Para Ivan, as propagandas dos estabelecimentos ressaltando gente bonita, sarada e feliz, inicialmente empolgam os alunos, mas quando eles comparecem no espaço acabam se deparando com a dor, disciplina e recuperação dos exercícios realizados. Essa realidade da academia desmotiva e tira a ilusão de alguns alunos, e isso faz com que a malhação em casa seja a melhor opção para este tipo de público. 

Como ser Personal Trainer em domicílio?


Personal Trainer que atua em domicílio deve entender que a sua melhor amiga é sua imaginação. A criatividade é essencial para esse tipo de profissional, já que é necessário montar um plano de treino em espaços, muitas vezes restritos, e com materiais simples. “Muitos alunos me perguntam o que precisam comprar antes de iniciarem as aulas. Quando respondo que nada, apenas uma roupa confortável, a reação é sempre de dúvida e insegurança”, conta Ivan, que afirma: “O profissional tem que explorar a capacidade de inovação a todo tempo, desde realizar uma flexão na pia, um agachamento na privada ou até mesmo o step em uma escadinha”. 

Acessórios simples


Com acessórios básicos, como pares de luvas, bastões ou bolas, o Personal Trainer consegue realizar um treino eficiente em domicílio. Lembrando que é necessário respeitar os aspectos técnicos e as diretrizes fisiológicas do treinamento. Por exemplo, o aluno diz que detesta realizar exercícios que exijam levantamento de peso, logo, o profissional deve optar por outros meios, como elásticos, bastões, bolas ou até mesmo o peso do corpo dele para estimular o corpo do aluno.

Além disso, é de extrema importância que o Personal Trainer consiga trazer o máximo de foco mental do aluno. E não estamos falando da concentração, por exemplo, realizada na Ioga, e sim da capacidade de criar exercícios para que o aluno interaja com objetos em movimento. Pelas atividades serem realizadas em casa há um índice maior de dispersão e desmotivação na hora de realizar os exercícios. Por isso, o profissional deve sempre optar em realizar atividades dinâmicas e que os alunos tenham prazer em fazer. Assim, através de aulas divertidas e animadas, o aluno consegue se sentir feliz e motivado ao mesmo que consegue atingir seus objetivos.

Os 7 mandamentos da malhação em domicílio


Fazer exercício é um risco. Por isso é fundamental a orientação técnica de um profissional de Educação Física. Assim, os riscos são mínimos e os benefícios são máximos. O Personal Trainerdeve se atentar que tanto a parte técnica como a parte comportamental do aluno caminham juntas. A atividade física não é um castigo. Ela deve oferecer principalmente prazer ao aluno. Para realizar uma aula dinâmica e eficiente são necessários métodos que empolguem e satisfaçam os alunos. Para isso, o mais indicado é que os profissionais de Educação Física mesclem aulas com diferentes tipos de exercícios. Na hora de planejar um treinamento, é interessante que o Personal Trainer busque combinar exercícios localizados com alongamento, funcionais e que também aqueles que estimulem o corpo de uma forma geral. O Personal Trainer Ivan aproveitou sua experiência na área e criou os 7 mandamentos para uma jornada de vida ativa e saudável, confira:

1) É proibido sentir DOR
2) É obrigatório CANSAR, mesmo que só um pouquinho
3) Todas as suas conquistas são MÉRITO EXCLUSIVAMENTE SEU
4) REPOUSAR é tão importante quanto se mexer
5) A vida é feita de CICLOS. Programe-se para as RECAÍDAS e entenda que uma recaída não significa um abandono
6) ESTEJA PRESENTE. Trabalhe sua mente junto com o corpo
7) DIVIRTA-SE!!! O melhor exercício que eu conheço é uma gargalhada.


fonte: ALINE FRAGA, JORNALISMO PORTAL EF

Nenhum comentário:

Postar um comentário