terça-feira, 14 de agosto de 2012

Câimbras e exaustão podem ser consequências da falta de líquido durante a atividade física

A falta de água no treino pode prejudicar a tolerância ao calor e o desempenho nos exercícios, além de aumentar o risco de choque térmico e câimbras.  
A importância da ingestão de líquido para a sobrevivência humana já é de conhecimento geral. Porém, o que muitos não sabem é que quando se sente sede, a pessoa já se encontra em um estado de desidratação que equivale a 2% do peso corporal. A questão é ainda mais preocupante quando se pensa na hidratação durante atividade física.

A desidratação não é somente a perda água, mas minerais que são importantes para continuar qualquer atividade física. Sabe-se que durante o exercício intenso em clima quente e úmido, é possível eliminar através até 1 litro por hora pelo suor, podendo atingir níveis elevados de até 2,8 litros. Os indivíduos mais propensos à desidratação são os atletas, no entanto, todas as pessoas devem estar atentos às consequências causadas pela falta de água.

Alteração de todos os processos metabólicos, comprometimento das funções vitais do organismo, da perfomance e redução da capacidade de recuperação, fadiga, câimbras e até infarto, são algumas das consequências da falta de líquido corporal. Isso acontece porque durante a prática de exercícios o corpo produz até 20% mais calor do que durante o descanso, sobrecarregando todo o organismo e suas funções.

Segundo Ana Paula Oliveira, profissional da Academia Smart Fit/Recife, com algumas atitudes simples é possível manter longe os perigos da desidratação. “A água é a fonte da vida, então beba, antes, durante e depois do exercício, não espere sentir sede. Caso o esforço seja muito intenso, outra opção são os isotônicos, que repõem os sais minerais eliminados no suor”, afirma.

fonte:SEGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário