Alimentos como gengibre, pimenta, café e chá verde, que são considerados termogênicos, podem ajudar aos atletas terem mais disposição nos treinos.
Apesar dos alimentos causarem certa polêmica quanto aos seus benefícios, é fato que eles aceleram o metabolismo do corpo humano e dão uma energia extra para os atletas. Em relação ao emagrecimento, alguns especialistas afirmam que a questão não é uma verdade absoluta, já que a queima de calorias com a ingestão desse tipo de alimento é apenas 5% superior ao gasto metabólico normal.
O efeito termogênico para perda de peso não é comprovado cientificamente, porque o percentual é muito pequeno. A proteína, por exemplo, é melhor, pois contribui em 15%. Porém, segundo a Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva, a cafeína é capaz de melhorar a performance esportiva em atletas treinados, quando consumida em porções pequenas e moderadas 3 a 6 mg/ Kg de peso (Ex. Homem 80 kg – 240 mg). De acordo com a instituição, a cafeína exerce maior efeito para retardar a fadiga quando consumida em tablete/cápsula do que na forma de café. Vale ressaltar que superdosagens de cafeína podem causar palpitações, insônia, ansiedade, náusea e irritabilidade.
O uso não é recomendado para pessoas com problemas gástricos, cardiopatias e hipertensão, além de gestantes e crianças. Para um resultado eficaz, é fundamental um plano alimentar (dieta colorida e variada) e a prática regular da atividade física, associando a ingestão diária dos alimentos termogênicos ao cardápio.
fonte: Portal EF
Nenhum comentário:
Postar um comentário