Pesquisadores da Universidade de Laval, no Canadá, afirmam em um recente estudo que o consumo de probióticos pode contribuir para que mulheres pudessem manter quilos perdidos.
Diversas pesquisas anteriores já afirmavam que a flora intestinal de pessoas obesas é diferente de pessoas magras. Isso porque uma dieta rica em gordura e pobre em fibras auxilia no crescimento de bactérias em detrimento de outras. O objetivo do estudo canadense era entender se a ingestão de probióticos ajudaria a repor o equilíbrio da microbiota intestinal, em favor de bactérias que promovem a perda de peso saudável.
Fizeram parte do estudo, 125 homens e mulheres com sobrepeso, que tiveram que realizar durante 12 semanas uma dieta. As mulheres que tomaram diariamente dois comprimidos de probióticos da família do Lactobacillus Rhamnosus, tiveram uma perda de peso média de 4,4 quilos. Já o outro grupo que ao invés dos probióticos tomavam placebo, a média foi de 2,6 quilos.
No período de manutenção, o peso das mulheres do grupo placebo continuou estável, porém o grupo dos probióticos continuou a perder peso, sendo a a média de emagrecimento de 5,2 quilos por pessoa. A pesquisa mostrou que as mulheres que consumiram probióticos perderam duas vezes mais peso durante as 24 semanas, havendo uma queda no hormônio leptina, responsável por regular o apetite, além de uma concentração menor de bactérias intestinais que estão relacionadas com a obesidade. Nos homens, ambos os grupos não tiveram resultados impactantes, e os cientistas ainda não sabem dizer porque os probióticos não têm qualquer efeito sobre os homens. Segundo eles, pode ser uma questão de dosagem ou por o período do estudo ter sido muito curto.
fonte: Portal EF
Nenhum comentário:
Postar um comentário