Alguns atletas optam em não ingerir líquidos quando praticam atividade física por conta do desconforto estomacal que pode aparecer.
No entanto, o estresse do exercício é acentuado pela desidratação, que aumenta a temperatura corporal, prejudicando as respostas fisiológicas e o desempenho físico, além de produzir riscos para a saúde. A água é fundamental em qualquer tipo de exercício, principalmente em atividades de longa duração, como por exemplo, provas de rua de longa distância, como a meia maratona (21Km) e maratona (42Km).
Além disso, é fundamental que esses atletas de atividades mais intensas se atentem à reposição de carboidratos e de sódio. O mesmo acontece em atividades prolongadas, com mais de uma hora de duração, ou atividades de elevada intensidade, como vôlei, basquete, futebol, tênis, entre outras. A reposição necessária de carboidratos para manter a glicemia e retardar a fadiga é de 30 a 60 gramas por hora. Para os corredores, recomenda-se a ingestão de 500ml de água duas horas antes do exercício, e 250 ml quando faltarem 15 minutos para a largada, além de 1 gel ou jujuba de carboidrato.
Durante a prova recomenda-se iniciar a ingestão de água já nos primeiros 15 minutos e continuar se hidratando a cada 15 a 20 minutos ou em todos os postos de hidratação. Após a prova ou treinos longos a hidratação deve ser reforçada.
fonte: Portal EF
Nenhum comentário:
Postar um comentário