Pesquisa com quatro mil participantes revela que exercícios aeróbicos podem auxliar durante o tratamento de pacientes com tumores malignos.
Os exercícios podem diminuir a fadiga de pacientes com câncer. O tratamento do câncer frequentemente traz uma sensação de fadiga muito forte, que vem junto com a quimioterapia ou radioterapia. Os paciente relatam que esses sintomas duram meses ou até mesmo anos após o tratamento. Uma revisão de trabalho científico já feito sobre esse tema foi analisada pelos especialista da Cocker Labory e mostrou que o treinamento aeróbico pode aliviar esses sintomas.
A pesquisa envolveu 56 estudos que somados contam mais de quatro mil participantes, todos em tratamento por algum tipo de tumor maligno. Do grupo estudado, a metade era com pacientes com câncer de mama. Os tratamentos envolviam exercícios aeróbicos como caminhada, bicicleta e também exercícios para a resistência, como o uso de pesos.
Os exercícios eram feitos antes e durante todo o tratamento do câncer. As conclusões foram de que o treinamento aeróbico reduz de forma importante a sensação de fadiga e fraqueza que o tratamento oncológico traz.
Nos exercícios de resistência, apesar de efeitos positivos na composição corporal dos pacientes, não mudaram a sensação de fadiga dos mesmos. Tudo isso mostra a importância que a atividade física deve ter no planejamento estratégico que é feito para os tratamentos dos pacientes com câncer.
Relembre um caso
Aos 21 anos, a advogada Sylvia Pozzobon foi diagnosticada com um raro tumor no braço esquerdo, na altura do tríceps. Rapidamente foi submetida a cirurgia com o risco de perder uma parte do membro. Ficou sem movimentos no braço temporariamente e entrou em depressão por não conseguir se recuperar.
Após três meses sem sair de casa, Sylvia decidiu mudar e começou a praticar atividades físicas. Voltou para a academia e em pouco tempo já estava correndo na esteira novamente.
Com o apoio da família, a advogado superou a doença e recuperou quase 90% dos movimentos do braço esquerdo.
fonte: GLOBO ESPORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário